sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O que é a felicidade? Qual o melhor caminho para a felicidade?




Eu vi uma frase que define a felicidade como “estado da alma, atmosfera. Ela não depende de fatos ou circunstancias”.
Eu concordo. A felicidade é um momento, uma força que vem de fora e age por dentro, não uma força que vem de dentro e age por fora. Uma força no ambiente e não em você.
Ela independe de fatos ou circunstancias. Pra felicidade não tem um caminho, ela aparece nos locais quando quer e some quando tem vontade. A felicidade não se faz, não se busca, ela simplesmente acontece. Nós insistimos em dizer que buscamos a felicidade, mas, a felicidade não se busca, ela nos encontra. O que nós buscamos é a paz de espírito, o descanso da alma. Muitas vezes confundimos isso com a felicidade, porque ambas nos dão as mesmas sensações.
A felicidade é quando você está parado num lugar e você simplesmente sorri sem saber porque. Quando vê que nada aconteceu, que você não ganhou nada que quisesse ou não fez nada, e mesmo assim você sorri, sem motivo, sem causa aparente, e você se pergunta:
- Porque eu estou sorrindo? Devo ser doido.
Mas a verdadeira resposta é que aquele ambiente, aquela atmosfera a sua volta, é uma atmosfera de felicidade. Aquele é um momento feliz, independentemente se você fez ou ganhou algo que desejava. Naquele momento você vai sorrir porque aquele é um momento que a felicidade está presente. Quando aquele momento passa, voltam todas as suas angustias e preocupações, porque como eu disse: “Ali você foi feliz.”
A felicidade é apenas um momento, um espaço de tempo, não é eterna, ela pode durar 10 anos como também pode durar 10 segundos. Você não tem como prever nem controlá-la, ela independe de você. Por isso nunca buscaremos a felicidade.
Buscamos a paz de espírito, só perdemos as angustias e as preocupações quando alcançamos a paz de espírito.
Assim como a felicidade, também é a tristeza. Ambas são sentimentos contrários mas gêmeas em suas essências. Ambas não são resultados, ambas são momentos.

Isso é a felicidade na minha concepção, e você o que acha?


(Thiago Sansil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário